terça-feira

Como decorar a mesa para a ceia de Natal?

O que fazer, o que usar para ter uma mesa linda no natal sem gastar muito?


Como sou uma apaixonada por essa época do ano, e AMO  enfeites de natal, decoração natalina e tudo mais, resolvi começar a pesquisar sobre decoração para a ceia do natal.

Como o mar não está pra peixe pra ninguém, vamos ver se conseguimos reciclar, adaptar e utilizar algumas coisitchas que temos em casa certo?

Pra começar a dar aquela águinnha na boca, dá uma olhadinha nesse vídeo, é bem rapidinho.








Após decorar sua casa e deixar tudo com aquele clima gostoso de festa, de confraternização e de amor, vamos arrumar nossa mesa?
Pra começar, ao escolher as louças prefira os brancos que podem combinar com qualquer tipo decoração. Mas como nós geralmente usamos aquilo que já temos, tente combinar as cores das louças com a decoração, uma ótima dica quando se trata de pratos coloridos é jogar uma toalha neutra, nada de estampas!! É natal não carnaval!! Tente combinar os guardanapos com a toalha, usar o mesmo tecido, se optar pelos de papéis, você pode usar o vermelho, verde ou o tradicional branco.
Uma toalha branca com detalhes dourados nas laterais e /ou barra também fica muito bonito, não gosto de detalhes na parte da toalha que fica sobre a mesa, pois fica muito carregado depois que você coloca os pratos, comida e decora, prefiro o fundo liso.

Please!!!! Diga não aos copos de requeijão!!!! É época de tirar aquelas taças do armário, sim sim... é essa aquela ocasião especial que você tanto esperava!! Ahh, e o faqueiro também, pra que guardar??? Lembra que quando você comprou disse que usaria? Que não teria pena? Então, deixa a preguiça de lado e vamos separar tudo de bom que temos em casa para receber nossos convidados, amigos e parentes.
Se o teu faqueiro é inox, opte pelos utensílios em inox também, procure não misturar travessas de inox com faqueiro dourado.

Quanto as mesas, o ideal seria uma mesa para a comida, outra para a bebida e uma terceira para os convidados jantarem. Senão fica aquele enrosco de braço esticado e atravessado pela mesa toda.
A mesa de comida preferencialmente não se usa flores naturais, mas pode decorar com velas e castiçais, pequenos objetos natalinos como papai noel, rena, boneco de neve ou até mesmo com festão e nozes, maçãs.

A distribuição das louças e talheres na mesa é de acordo com o tipo de serviço escolhido por você, mas coloquei dois organogramas para uma mesa formal. A colocação é sempre de fora para dentro.


1 – Prato de jantar (será substituído à medida que os outros pratos forem servidos);
2, 3 e 4 – Garfo de salada, garfo de peixe e garfo de jantar;
5, 6 e 7 – Colher de sopa, faca de peixe, faca de jantar;
8 e 9 – Prato e faca de couvert;
10 e 11 – Garfo e colher de sobremesa;
12, 13 e 14 – Taças de água, vinho branco e vinho tinto.
Observação: pode haver uma taça de champanhe, e essa ficará após a taça de vinho tinto.









Isso são algumas sugestões minhas, não gosto de nada muito carregado, mas também não precisa ser simples de mais. Se uso as louças coloridas que já tenho, procuro jogar a toalha lisa no fundo. Não gosto de mesa com arranjos muito altos, acho que atrapalha a conversa.. gosto de conversar olhando no olho... prefiro que todos se vejam enquanto estamos comemorando o natal.

A seguir algumas fotos que achei na net, umas eu gosto outras nem tanto... e tem aquelas que não faria de jeito nenhum!!




























Beijocas!




Nenhum comentário:

Desde 11 de maio de 2009.